Evolução é mais eficaz do que a revolução


Penso não ser necessário sair às ruas em passeatas, fazer greves, promover protestos. A verdadeira revolução acontece em nosso interior, é lenta, decisiva, definitiva. As pessoas precisam tomar posse de sua própria história, transformá-la, construí-la. Assim, estarão transformando toda a sociedade, construindo uma nova história para o país.

A transformação é lenta, pressupõe vários anos de estudo, de freqüência aos bancos escolares. Se hoje posso comprar os livros com quais sempre sonhei, se posso fazer as viagens das quais gosto tanto e posso até contribuir para o crescimento de outras pessoas é porque, por vários anos, abri mão de pequenos prazeres para me dedicar aos estudos. Frequentar a escola foi a pequena revolução a que me propus. Pude me inserir na sociedade de consumo.                     
Pode parecer ridículo que alguém deseje se inserir na sociedade de consumo. Tenha isso como meta de vida. Porém, é fácil levantar bandeiras contra o consumo quando se tem acesso a bens básicos como alimentação adequada, roupas e outros bens de consumo. No entanto, há um número muito grande de pessoas excluídas desse mercado, desses bens básicos. Uma coisa é o consumo desenfreado. Outra é poder ter em casa equipamentos simples tais como geladeira, televisão, computador. Ou ainda, ter uma casa.
Mas a realização pessoal não deve ser fruto da “doação” paternalista. Cada um deve ter os meios para buscar sua própria realização. Deve ser despertado em cada um esse desejo. E cada cidadão deve ter acesso aos meios necessários para o desenvolvimento. Acredito que o meio mais eficaz, embora de médio prazo, seja a Educação.
Todos sabem da importância da Educação para o desenvolvimento do país, todo governo a elege como prioridade em seus discursos. No entanto, todos nós sabemos dos problemas enfrentados pela educação pública. São inúmeros: escolas mal aparelhadas, insegurança, professores mal remunerados, invasão de escolas por gangues, modelo pedagógico desestimulantes... Poderíamos nos ater sobre esses problemas por páginas e páginas. Mas, já são velhos conhecidos; e não é esse o nosso propósito. Queremos mostrar que apesar de todos esses problemas, a escola pública ainda é a melhor alternativa para o jovem pobre buscar a sua realização. Existem várias pesquisas que mostram a relação que existe entre o grau de escolaridade e a remuneração do trabalhador.  Se temos melhores salários temos acesso a bens de consumo, temos condições de melhorar nossa formação ainda mais. Por outro lado, o conhecimento amplia nossos horizontes, dão-nos condições de fazer nossas escolhas de forma mais consciente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad